Nutrição no Esporte

Nutrição-em-Pauta-por-lurdiane-brandao-camilla-guerra

Nutrição no Esporte

Desde a antiguidade a nutrição faz parte da vida de todo atleta, alguns seguiam crenças e tabus de se alimentarem de forma diferente antes das competições. No ano de 580 a.C há evidências de que atletas gregos adotavam dietas especiais, contudo não haviam estudos sobre a nutrição no esporte.

nutrição-em-pauta-coluna-lurdiane-brandão

Atualmente, a nutrição no esporte é um campo com um material científico extenso, porém muitos praticantes de atividade física das inúmeras modalidades  existentes, aderem as famosas dietas da moda. Ao contrário do que muitos pensam o atleta deve manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e  legumes e  deve evitar a restrição de alguns alimentos e o alto consumo de outros, como é  propagado por tais dietas sem orientação de um profissional da nutrição.

A alimentação do atleta deve ser elaborada pelo nutricionista de acordo com a modalidade do esporte e os objetivos a serem alcançados para um melhor desempenho. Além de garantir energia e evitar fadiga durante a atividade, alguns alimentos possuem  propriedades específicas capazes de diminuir a produção dos radicais livres liberados durante a prática da atividade, esses radicais causam danos em nível celular podendo interferir de maneira negativa no rendimento e ocasionando danos a saúde, por isso que uma alimentação variada deve ser mantida.

Para os atletas que praticam patinação artística, uma estratégia nutricional seria o consumo de carboidratos complexos como pão integral, iogurte com granola/chia pelo menos 30 minutos antes dos treinos, isso faz com que a glicose entre no sangue de maneira gradual garantindo um suporte energético adequado. Se o treino for longo e o atleta sentir indisposição, é necessário que se consuma alimentos com carboidratos simples como um suco de laranja, para que a glicose chegue mais rápido ao sangue e que seu estado melhore. Alimentos ricos em cálcio como, leite e derivados, folhas verdes escuras, gergelim, peixes como sardinha, devem ser incluídos no plano alimentar para garantir a saúde dos ossos e evitar possíveis fraturas causadas por pequenos descuidos. Aqui vai uma receitinha básica para consumo antes do treino \0/

smoothie-banana-cacau-nutrição-em-pauta

fonte: Blog da Mimis

Smoothie de Banana

  • 1 banana congelada
  • 200ml de leite desnatado
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • Pedras de gelo
  • Nibs de cacau (opcional)

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador, salpique o nibs por cima e consuma imediatamente.

No próximo post continuarei falando mais um pouco da nutrição no esporte e também sobre os suplementos nutricionais, fiquem ligados…

Beijos da nutri e Bon Appétit   : )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *