Suplementos Disponíveis no Mercado Brasileiro

Nutrição-em-Pauta-por-lurdiane-brandao-camilla-guerra

nutrição-em-pauta-lurdiane

Suplementos Disponíveis no Mercado Brasileiro

Olá galerinha que corre atrás da saúde, e aí, estão gostando dos post’s sobre nutrição no esporte? Quero ficar mais pertinho de vocês, qualquer dúvida que vocês tiverem ou orientação, dicas para posts comentem em baixo que eu irei responder com todo prazer…

Nos post’s anteriores eu descrevi para vocês os compostos presentes em suplementos e também alimentos importantes para nutrição de um esportista como citado as proteínas, carnitina, albumina etc.

(para ver os posts anteriores relacionais clique aqui, aqui e aqui)

Ok. Mas, Lu onde encontro isso?

Então, todos os suplementos que citei anteriormente estão disponíveis em forma de alimentos, também podem ser consumido em capsulas, mas, popularmente vocês podem encontrar as fontes para nutrição esportiva em supermercados e farmácias. Neste post vou apresentar quais os produtos disponíveis e onde eles se encaixam na suplementação.

O mercado trás, hoje, uma série de opções de suplementos, de diversos sabores e formatos, contudo dois produtos se destacam devido a alta procura, os isotônicos e as barras de cereais.

isotonico-nutrição-em-pauta-lurdiane

ISOTÔNICOS…

São indicados para a reposição de líquidos e sais minerais, como sódio e potássio, antes, durante e depois dos exercícios ou competições, as bebidas isotônicas são soluções cuja concentração de moléculas é semelhante aos fluidos do corpo e, portanto, podem ser incorporados e transferidos para a corrente sanguínea através do processo osmótico. São usadas principalmente para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração ou outras formas de excreção, pois não interferem no equilíbrio hidroeletrolítico do corpo. São consideradas como bebidas isotônicas o soro caseiro, a água de coco, e outros isotônicos industrializados. Alguns mitos em torno deste produto alegam que  consumo excessivo leva a problemas renais, devido às elevadas concentrações de sais. Isso não é verdade, em comparação, um  saquinho de pipoca tem cerca de oito vezes mais sódio do que 500ml de um isotônico comum. É importante lembrar que essa mesma quantidade de sódio é 1/10 da necessidade diária recomendada pela RDA (Recomendação Diária) com isso o uso moderado dessas bebidas não possui restrições para quaisquer pessoas.

Curiosidade:  O criador dos isotônicos foi o Dr. Robert Johnson na Florida State University, em 1962, depois de observar que muitos atletas após as competições se encontravam em quadro de desidratação.
Os isotônicos são ótimos para ingestão após o treino ou competição em que o atleta tem perca de liquido e também para pessoas com algum tipo de doença cujo sintomas causam diarreia, vômitos ou sudorese intensa, são encontrados em supermercados e são de fácil consumo por serem líquidos.
Atenção: Pessoas com problemas renais ou hipertensos devem consultar orientação profissional antes do consumo.
Para não ficar extenso e como ainda temos muitos produtos para compor nosso quadro de orientações, vou ficando por aqui e no próximo post falarei sobre as barrinhas de cereais 😉

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *