Dietas da Moda, Perigo a Sua Saúde

Nutrição-em-Pauta-por-lurdiane-brandao-camilla-guerra

Dietas Da Moda, Perigo a Sua Saúde

Quando o assunto é emagrecimento muitas pessoas recorrem às dicas populares e aos métodos propagados pela mídia, principalmente redes sociais. Existem inúmeros modelos de dietas que garantem perca de peso rápido as vezes sem nenhum esforço, todavia essas tais “dietas” escondem um verdadeiro perigo, primeiro, elas auxiliam para o temido efeito sanfona que é o ciclo vicioso emagrece-engorda-emagrece-engorda, um dos fatores para o aparecimento de estriais, são prejudiciais a saúde e em casos mais extremos podem levar uma pessoa a óbito, e isso não é exagero.

 Neste post vou mostrar as dietas da moda mais utilizadas e quais riscos elas podem trazer.

imagem blog

fonte: site Discovery Mulher

Dieta dos pontos:

Essa dieta funciona da seguinte maneira. Uma quantidade de pontos diários é estabelecido a um indivíduo, este irá poder consumir qualquer tipo de alimento até atingir a quantidade de pontos, cada alimento tem sua pontuação, contudo essa liberdade de comer o que quiser faz com que  os alimentos mais calóricos e ricos em gorduras saturadas e açúcar sejam mais consumidos, já que o foco é quantidade de pontos e não uma alimentação balanceada.

Os riscos visíveis a essa dieta é a ingestão inadequada de nutrientes, que pode levar a chamada fome oculta quando o organismo entra em desnutrição por falta de nutrientes específicos. Outro ponto que já foi questionado muitas vezes na coluna é a questão qualidade dos alimentos, o modelo propõe  ingestão de alimentos de má qualidade nutricional que levam a doenças cardíacas, diabetes, e muitas outras.

Dieta dos shakes

Esse tipo de dieta é muito utilizado, baseia-se em trocar refeições por shakes, alimentos líquidos são absorvidos mais rápidos pelo organismo, desse modo após algum tempo a pessoa irá sentir fome novamente. Como os produtos são industrializados o consumo de aditivos químicos como corantes e conservantes aumenta o que traz sérios problemas a saúde. Um caso recente ocorrido no estado do ES revelou explicitamente o que essa dieta pode ocasionar. Uma menina com sede de perder peso aderiu ao modelo e substituiu todos as refeições por shakes, algum tempo depois ela  adquiriu uma doença denominada beribéri  causada pela falta de vitamina B1 que levou a perca dos movimentos das pernas.

Dieta das proteínas

Consiste em consumir produtos ricos em proteínas como carnes, ovos, leites e derivados reduzindo ou  retirando os carboidratos, verduras , legumes e frutas. Essa dieta pode resultar em constipação intestinal e aumento para os ricos de doenças cardiovasculares, cálculo renal, ácido úrico, colesterol, etc.

Em geral todos os tipos de dietas da moda causam perca não só de gorduras mais também de massa muscular, água o que causa flacidez prejudicando a estética corporal. Não  são adeptas a reeducação alimentar, o que faz com que as s pessoa não se  mantem  por muito tempo levando depois  a ingestão alta de calorias.

Por isso, para emagrecer de forma saudável sem prejudicar seu organismo e sua estética procure ajuda de um profissional e vá com calma, não se deixe seduzir pelas propagandas de produtos ou métodos que garantem perca de peso de forma rápida.

6 thoughts on “Dietas da Moda, Perigo a Sua Saúde

  1. O que se passa para todos, o conteúdo presente nisto página web são na verdade incrível para pessoas experiência,
    bem, continue o bom trabalho companheiros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *