Diet, Light ou Zero

Nutrição-em-Pauta-por-lurdiane-brandao-camilla-guerra

Diet, Light ou Zero

Qual a diferença?

Todos os produtos, tanto light quanto diet ou zero, são  importantes aliados para as pessoas obesas, hipertensas e diabéticas, contudo, seu consumo não pode ser indiscriminado e a diferença das finalidades de cada um é desconhecida por muitos.

DIET é o produto ISENTO de um determinado ingrediente em sua composição (açúcar, sódio, gorduras, alguns aminoácidos, desenvolvido para atender a pessoas com necessidades específicas  geralmente diabéticos, hipertensos, celíacos (restrição de glúten) ,etc. Evitem usar alimentos diet em dietas de emagrecimento, porque há casos de produtos que retiram um nutriente, porém elevam a quantidade de outro normalmente do grupo que adicionam calorias. Para ficar claro a imagem a seguir retrata a diferença nas quantidades de nutrientes entre um produto original e sua versão diet.

diet

LIGHT é o produto com REDUÇÃO mínima de 25% do valor calórico ou de algum ingrediente quando comparado com o produto original. Vale ressaltar que o consumo exagerado de um alimento Light pode resultar na ingestão de uma quantidade igual ou até superior de calorias, quando comparado ao consumo moderado do mesmo alimento na versão original. Exemplo

tabela-nutricional-pia-essence-light-tradicional

O alimento ZERO foi o último a empregar os termos nas embalagens dos alimentos e indica que o produto tem isenção de algum nutriente quando comparado com a sua versão original. Mesmo sistema do diet apenas modificou-se o nome.

Na verdade os produtos diet, light e zero não são muito indicados para quem deseja perca de peso, eles são considerados alimentos para fins especiais, ou seja, são voltados para pessoas com algum problema que necessitam de restrição total ou parcial  de algum nutriente como carboidrato, gordura, sódio etc. E necessário ficar atento aos rótulos dos produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *