Doença Celiaca

Nutrição-em-Pauta-por-lurdiane-brandao-camilla-guerra

Você pode ter e não saber

A Doença Celíaca é uma doença que não tem cura, que pode levar o seu portador a doenças mais graves e até morte. Os seus sintomas são confusos e de difícil diagnóstico. Exatamente por isso quanto mais cedo for o diagnóstico, mais chances você  tem de evitar outras doenças, como diabetes, câncer e ,também, a infertilidade. Mais o assunto ainda tem pouca divulgação e muitas pessoas podem ter  doença e não saber, por isso esse post vem trazer orientações  e informações importantes sobre a doença celíaca bem como tratamento.

O que é doença celíaca?

É uma dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas,sais minerais e água, causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísques, vodkas e alguns doces.

Quais são os principais sintomas?

Os sintomas são gastrointestinais como diarréia e perda de gordura nas fezes. São muito comuns, também a perda de peso, vômitos, inchaço nas pernas, anemiais, alterações na pele, fraqueza das unhas, queda de pêlos,diminuição da fertilidade, alterações do ciclo menstrual e sinais de desnutrição.

Como se faz o diagnóstico?

Através de exames de sangue. Os sintomas são muito variados e constantemente associados a outras doenças. A doença celíaca normalmente se manifesta em crianças até um ano de idade, a partir do momento em que começam a incluir em sua dieta alimentos que levam glúten ou seus derivados. O atraso no diagnóstico leva a deficiências no desenvolvimento da criança, entre outras complicações. Mas em alguns casos, ela se manifesta somente na idade adulta, dependendo do grau de intolerância ao glúten, tanto em homens como em mulheres.

Qual é o tratamento?

O principal tratamento da doença celíaca é a dieta totalmente isenta do glúten. Quando a proteína é excluída da dieta, os sintomas desaparecem. Isso significa que o tratamento da doença e relativamente simples.

Qual é a maior dificuldade do tratamento?

Conviver com as restrições impostas pela dieta é um desafio a se seguir. Hoje e  dia grande parte dos alimentos industrializados possuem glúten que precisa ser cortados da alimentação. Todo cuidado é pouco: até a utilização da mesma faca que passou manteiga anteriormente em um pão é apontada como um fator de riscos aos celíacos.

Quais os alimentos permitidos na alimentação?

• Cereais: arroz, milho.

• Farinhas: mandioca, arroz, milho, fubá, féculas.

• Gorduras: óleos, margarinas.

• Frutas: todas, ao natural e sucos.

• Laticínios: leite, manteiga, queijos e derivados.

• Hortaliças e leguminosas: folhas, cenoura, tomate, vagem, feijão, soja, grão de bico, ervilha, lentilha, cará, inhame, batata, mandioca e outros).

• Carnes e ovos: aves, suínos, bovinos, caprinos, miúdos, peixes, frutos do mar.

A doença tem cura?

Mesmo com os bons resultados da dieta, o celíaco deve ficar atento, pois a doença celíaca não tem cura.A dieta tem de ser seguida rigorosamente, pelo resto da vida. É importante que os portadores desta doença fiquem desda doença fiquem atentos á possibilidade de desenvolver câncer de intestino e a ter problemas de infertilidade.

As embalagens dos alimentos devem alertar que contém glúten?

Sim. A Lei nº 10.674 reconhece a obrigatoriedade de informar em todos os alimentos industrializados a presença ou não de glúten, visando resguardar o direito á saúde dos portadores de doença celíaca. Portanto, a produção de alimentos sem glúten é uma questão de cidadania.

Hoje em dia o mercado esta se adaptando e muitos produtos sem glúten já estão circulando, em casa é possível preparar refeições sem trigo, substituindo, abaixo uma receita fácil de pão sem glúten. Aos celíacos toda a atenção na compra de produtos, sempre leia os rótulos.

PÃO DE LIQUIDIFICADOR

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 1/2 copo americano de óleo
  • 1 e 1/2 copo americano de farinha de arroz
  • 1 copo de iogurte natural (de soja ou sem lactose)
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo

Bata todos ingredientes no liquidificador (colocando por último o fermento). Unte uma forma de pão com óleo (ou margarina) e polvilhe com farinha de arroz.Coloque a massa para assar e passe por cima gema com um fio de óleo.Asse por aproximadamente 45 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *