Desperdício-Um problema de consciência social

Nutrição-em-Pauta-por-lurdiane-brandao-camilla-guerra

                                                    APRENDA A NÃO JOGAR FORA OS ALIMENTOS QUE PODEM IR PARA SUA MESA

Segundo os dados administrados pela Organização das Nações unidas para alimentação e agricultura (FAO) cerca de 1,3 bilhões de toneladas, o que significa um terço do que é produzido mundialmente  de alimentos são desperdiçados,ou seja, vão para o lixo. As perdas ocorrem em todos os processos desde a colheita no campo até a hora do consumo, nos supermercados e lojas os produtos que não se adequam ao padrão de aparência para ir para as prateleiras são descartados, mesmo que estes estejam na data de validade e próprios para consumo.

Nos restaurantes o grande problema que gera o descarte é o manuseio e conservação inadequados dos alimentos e o tamanho da porção maior do que é consumido, muita comida sobra nos pratos e vai para o lixo. No ambiente do lar a produção maior do que a consumação é um dos maiores problemas, metade do lixo doméstico produzido é composto por alimentos que podem ser aproveitados em preparações saudáveis e saborosas, a principal queixa das famílias para dispensarem comida ainda que seja consumível é a proximidade para o vencimento e a insegurança e não conservação adequada das preparações prontas.

De acordo com a última edição do relatório anual sobre a fome publicado ano passado pela FAO, 795 milhões de pessoas passam fome no mundo, mais grave do que a falta de alimentos para quem tem fome é a falta de consciência de quem desperdiça, consumir somente o necessário, utilizar o alimentos como um todo pode parecer atos de pouca significância mas são os pilares para evitar tantas perdas. Algumas atitudes podem fazer valer e evitar que tanta comida seja jogada fora, siga essas simples instruções e aproveite mais os alimentos, o que gerará benefícios para o bolso e para sua saúde.

Compra inteligente: planeje quais ingredientes serão usados nas suas refeições, faça listas, compre direto de produtores.

Cardápio inteligente: na hora de preparar as refeições, planeje os pratos dando preferência aos alimentos que estão perto da data de vencimento.

Até o talo: os talos de algumas verduras, como: couve, agrião, beterraba, brócolis, couve-flor, e salsa, possuem fibras, vitaminas e minerais. Não deixe de aproveitá-los em recheios de tortas, patês, sopas, suflês ou em refogados. Além disso, você sabia que as folhas da cenoura podem substituir o uso da salsinha? Elas são muito parecidas em aspecto e sabor. Desfrute!

Bebidas: com cascas de fruta (maçã, laranja, goiaba e abacaxi) você pode preparar um maravilhoso chá e também um saboroso suco. Essas bebidas também podem ser aproveitadas para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos. Faça o teste!

Hortaliças como aperitivo: você já experimentou assar cascas de batata, mandioquinha, nabo, cenoura ou beterraba? Ao deixá-las bem sequinhas, elas podem ser utilizadas como aperitivo saudável. A casca da laranja também pode ser caramelizada para ser servida com café ou usada em doces e biscoitos.

Geladeira arrumada: a organização é útil para ajudar a aproveitar tudo que tem na geladeira: higienize frutas, hortaliças e legumes antes de armazená-los (para evitar a proliferação de micro-organismos) e guarde os alimentos em potes bem fechados. Depois, organize os alimentos na geladeira e no armário de acordo com a data de validade – os que vão vencer antes ficam à frente, ao alcance das mãos.

         NÃO JOGUE COMIDA FORA

Aqui vai algumas receitas feitas com cascas, folhas, talos, tudo aquilo que é retirado e vai para lixo.

GELEIA DE CASCA DE MAMÃO.

Ingredientes:

-Cascas de mamão-

-Laranja

-Açúcar

MODO DE PREPARO

Lavar o mamão antes de descascar e juntar bastante casas, as quais podem ser conservadas em saco plástico dentro do congelador. Ferver as cascas com água que as cubra.Quando estiverem desmanchando retirar do fogo.Deixar esfriar e bater no liquidificador, passando após em uma peneira grossa.Medir o que deu residuo e calcular duas canecas de açucar para cada 3 canecas de resíduo. Levar o resíduo para cozinhar em uma panela.Quando o resíduo reduzir á metade adicionar o açucar. Deixar ferver por 20 minutos. Para cada caneca de resíduo adicionar uma colher de sopa de suco de uma laranja para maior efeito.

PICADINHO DE CARNE COM CASCAS DE CHUCHU

Ingredientes

1/2 de carne moída

3 copos de casca de chuchu

-tomate, cebola,tempero verde,sal,alho.

MODO DE PREPARO

Prepare a carne moida de forma caseira e bem temperada. Quando estiver quase pronta, junte as cascas de chuchu bem lavadas, cortadas em tirinhas bem finas e cozidas. Cozinhe por mais alguns minutos e sirva.

TOMATES RECHEADOS COM SOBRA DE ARROZ

Ingredientes

1 xícara (chá) de sobras de arroz

2 colher (sopa) de salsa picada

2 ovos cozidos

2 colheres (sopa) de queijo ralado

6 tomates grandes

10 azeitonas verdes

MODO DE PREPARO

Corte os tomates ao meio e retire a sementes. Misture o restante dos ingredientes e recheie os tomates.

2 thoughts on “Desperdício-Um problema de consciência social

  1. Excelente post, tanta gente passando fome e o mundo jogando comida fora é sempre bom falar e informar as pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *