GOTA “DOENÇA OS REIS” PREVINA-SE

Nutrição-em-Pauta-por-lurdiane-brandao-camilla-guerra

Artrite gotosa, chamada popularmente como  gota, é uma artrite inflamatória nas articulações o corpo. É uma doença antiga já tendo evidência de sua existência no Egito antigo, ao longo da história ficou conhecida como doença dos reis, devido ao alto consumo de carnes e gordura (causas da doença) dessa classe da população que tinham acesso a esse padrão alimentar. A doença em si aparece quando os níveis de ácido úrico na circulação sanguínea  estão altos, com o   acúmulo dessa substância  o ácido úrico tende a se depositar no líquido sinovial que envolve as articulações e tem por função lubrifica-las permitindo o movimento suave e sem dor devido ao atrito.

O ácido úrico é uma substância proveniente do metabolismo, ou seja, da quebra de moléculas que constituem o DNA chamadas de purinas, quando essas moléculas são quebradas pelo organismo para serem utilizadas em outras funções, o que sobra (ácido úrico) é excretado pelos rins através da urina, é uma atividade normal feita pelo nosso organismo a todo momento, dessa forma a formação de ácido úrico não é algo tão ruim até certo ponto. As purinas além de estarem presentes no nosso organismo naturalmente também estão presentes alimentos principalmente os proteicos como as carnes vermelhas, em destaque víceras e miúdos, carnes brancas,frutos do mar, nozes,castanhas, feijão,ervilha,couve flor, brócolis etc.

O acúmulo de ácido úrico (hiperuricemia) no sangue irá ocorrer quando haver um desiquilíbrio entre a  produção endógena e a excreção  associado também  com o consumo excessivo dos alimentos com purinas presentes além de outros problemas como obesidade, doença renal crônica, síndrome metabólica. Com os níveis sanguíneos elevados o ácido úrico irá se depositar nas articulações formando cristais e ocasionando inflamação, contudo pessoas que tem hiperuricemia necessariamente não irão apresentar o problema de gota, não é uma condição específica, já que aumento do ácido úrico pode indicar outras doenças como os cálculos renais, os sintomas para o problema e gota inicialmente inchaço no dedo grande do pé seguido de dores fortes.

gota 2

O tratamento nutricional para o problema de gota é diminuir o consumo dos alimentos que promovem a produção do ácido úrico (citados acima), entretanto o consumo de vegetais precursores de purinas, assim como leite e derivados não estão associados ao aumento do ácido úrico, não sendo necessário sua diminuição da dieta ao contrário das carnes principalmente vermelhas. A ingestão de gordura saturada e produtos contendo farinha branca e açúcar também deve ser controlada, já que estes diminuem  a excreção do ácido pela urina. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas principalmente a cerveja que contém níveis altos de purinas, e a ingestão de líquido deve ser de no mínimo 2 litros dia, sempre com preferência para água.

Para um tratamento eficaz, é necessário fazer acompanhamento com médico e nutricionista, por isso ao sentir os sintomas procure os profissionais, para se evitar o problema é necessário mudança no estilo de vida, tanto para alimentação quanto a prática de exercício físico, mudança deve ser feita já, não deixe para amanha, já que esse entre outras doenças aparecerão com o tempo e sua reversão é mais complicada do que a prevenção.

Beijos da Nutri. 🙂

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *