Intolerância a Lactose x Alergia ao leite: Saiba a diferença

Nutrição-em-Pauta-por-lurdiane-brandao-camilla-guerra

Embora os dois problemas estejam relacionados com o mesmo alimento, leite, a intolerância a lactose e a alergia ao leite são doenças com causas e tratamento totalmente diferentes. Atenção as diferenças para o tratamento adequado é importante para manutenção da saúde.

A intolerância a lactose é a incapacidade que o organismo tem de  digerir a lactose que é o carboidrato do leite, devido a pouca ou não produção da enzima responsável quebra a lactose, a lactase,os sintomas são: diarréia, dores abdominais e inchaço, gases.Já a alergia ao leite é uma resistência do organismo em relação a proteína  presente no leite. Quando ingerido o corpo identifica a proteína como um agente invasor, desse modo o sistema imunológico é ativado e a proteína é atacada, existem diferentes sintomas para cada região do corpo, na pele, em algumas pessoas podem aparecer vermelhidões na pele,coceira,descamação, feridas, . Já no trato gastrointestinal  podem ocorrer diarreia, vômito, perca de apetite, intestino preso e sangue nas fezes. Na via respiratória a pessoa pode apresentar tosse, coriza, chiado, obstrução nasal.

Em bebês a alergia é mais comum na troca do leite materno pelo leite de vaca, é uma fase de adaptação do organismo ao novo alimento, essa condição deve desaparecer quando a criança completar entre três a cinco  anos de idade onde o sistema imunológico está mais forte e consegue de adaptar melhor, atenção deve se redobrada se caso a alergia persistir depois dos cinco anos.

DIAGNÓSTICO

Já a intolerância pode ocorrer em todas as fases da vida.

O diagnóstico para a alergia consiste em exames sanguíneos ou teste na pele, ja a intolerância é necessário investigar através da observação dos sintomas ao ingerir leite.

TRATAMENTO

O tratamento a alergia consiste em retirar totalmente o leite e derivados da alimentação da pessoa, contudo é necessário ficar atendo a alguns outros alimentos como biscoitos, chocolates devido a  presença do leite, nesse caso é essencial LER O RÓTULO dos produtos.

Para a intolerância a pessoa pode estar consumindo o leite sem lactose e seus derivados.

A substituição por leite vegetais também é uma boa opção, mas ATENÇÃO, o consumo de folhas verdes escuras, sardinha, gergelim deve ser realizado constantemente pois estes alimentos são ricos em cálcio e vão suprir as necessidades desse nutriente. A seguir algumas receitas de leites vegetais que podem ser consumidos substituindo o leite.

LEITE DE AVEIA

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de aveia em flocos
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha (opcional)
  • Açúcar a gosto, se necessário

    MODO DE PREPAROdeixe a aveia de molho na água por, pelo menos, 1h.

    2. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Coe com um pano fino e leve a geladeira.

    3. Dura 03 dias refrigerado.

    LEITE DE AMÊNDOAS

    Ingredientes

  • 1 copo (200ml) de amêndoas crua
  • 4 copos de água

MODO DE PREPARO

  1. Lave as amêndoas, deixe de molho de um dia para o outro com água cobrindo ou guarde na geladeira por mais dias.
  2. Escorra a água que ficou de molho, retire a película (opcional) e bata no liquidificador com a água.
  3. Coe em um pano fino.
  4. Se não for consumir na hora, deve-se guardar o leite fresco e dura três dias na geladeira.

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *