Ômega 3 poderoso aliado a saúde

Nutrição-em-Pauta-por-lurdiane-brandao-camilla-guerra

Ao contrário do que muitos pensam fazer uma dieta totalmente isenta de gordura não é uma boa prática, nosso corpo necessita de colesterol para formar hormônios e de gordura para diversas funções entre ela compor a membrana das nossas células e fornecer energia. Contudo é necessário fazer as escolhas certas pois existem diversos tipos de gorduras que podem prejudicar a saúde ou que podem ser aliados e combater muitas doenças.

Dentro da dieta 34 % da energia provem das gorduras, elas fornecem ao corpo 9 kcal a cada grama ingerida,também denominados ácidos graxos esses nutrientes são provenientes tanto dos animais quanto os vegetais e são classificados como saturados, insaturados e polinsaturados.

As gorduras saturadas estão presentes em diversos alimentos, entre os industrializados estão os biscoitos,chips, óleo de soja, macarrão instantâneo entre outros, nos animais está presente na carne vermelha, esse tipo é prejudicial a saúde e deve ser evitado ou reduzido o consumo.

Dentre as gorduras Polinsaturadas entre em estaque o ômega 3, um poderoso aliado a saúde, anti inflamatório que auxilia no combate as doenças do coração, já no cérebro faz parte da construção da bainha de mielina, uma camada de gordura que envolve as células cerebrais para proteger e para melhorar a comunicação entre elas, os sinais sinapticos. Quando o cérebro recebe pouco ômega 3 ele se adapta e alguns sinais aparecem, como dificuldade de aprendizado, problemas de memória e alterações no humor. Alguns estudos recentes traem a importância desse nutriente na saúde cerebral:

melhorar a concentração;

melhorar a memória;

aumentar a motivação;

melhorar as habilidades motoras;

aumentar a velocidade de reação;

neutralizar o estresse;

prevenir doenças degenerativas cerebrais.

ONDE ENCONTRO ÔMEGA 3?

Esse lipídio está presente em peixes de águas profundas como o salmão, arengue, sardinha, atum, cavala e em oleaginosas como a linhaça.

Para manter os níveis corretos de ômega 3 recomenda-se consumir peixe pelo menos 1 vez na semana.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *