Nutrição na Saúde Dental

Nutrição na Saúde Dental

Vamos cuidar da saúde dos nossos dentes e da nossa boca?

A dieta e a nutrição desempenham um papel importante no desenvolvimento dos dentes, integridade da gengiva e da mucosa. A dieta tem efeito local na integridade do dente, ou seja, o tipo de a frequência dos alimentos e bebidas ingeridos podem alterar o pH da cavidade oral e a atividade microbiana podendo levar a problemas como as cáries.

CÁRIES

A cárie dentária é uma doença oral de carácter infeccioso, ácidos  orgânicos produzidos a partir do metabolismo de microrganismo  presentes na boca levam a uma desmineralização do esmalte do dente.  Na parte da alimentação os carboidratos fermentáveis podem contribuir para o aparecimento das cáries, claro, sem uma higiene adequada,  esses alimentos são chamados de cariogênicos e devem ser evitados ou seu consumo deve ser diminuído, dentro desse grupo está, balas, doces, sobremesas, bebidas adocicadas, biscoitos, bolos, frutas secas e cristalizadas e todo alimento que contém principalmente açúcar adicionado. Algumas hortaliças e frutas, inclusive as que contém baixo teor de água, também podem ser cariogênicos, contudo seu potencial é muito baixo e com uma escovação adequado não há necessidade de suspender o consumo destes alimentos.

DOENÇAS PERIODONTAIS

São infamações na gengiva com infecção causada por bactérias que destroem a sustentação do dente. A falta de  certos nutrientes no organismo pode contribuir para o aparecimento dessas inflamações , Vitamina A,E,C, beta-caroteno,folato e zinco agem no sistema imunológico e na diminuição da permeabilidade da barreira da gengiva impedindo a entrada de bactérias.

FORTALECIMENTO ÓSSEO

Nessa parte o cálcio presente nos laticíneos e nas hortaliças verdes escuras junto com a Vitamina D são essenciais para o fortalecimento dos ossos da cavidade oral e também na sua formação, por isso crianças devem conter uma alimentação rica em leite e hortaliças verdes.

 

Uma alimentação bem balanceada e uma higiene bucal adequada podem evitar muitos problemas na boca e garantir uma boa saúde.

   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *