Você sabe organizar sua geladeira?

Nutrição-em-Pauta-por-lurdiane-brandao-camilla-guerra

Você sabe organizar sua geladeira?

Uma geladeira organizada além de muito prático contribui para uma melhor conservação dos alimentos. Alimento conservado evita contaminação que pode levar a danos na saúde, como podemos ver algumas doenças, principalmente intoxicações, causadas por parasitas ou bactérias presentes nos produtos.

Cada alimento tem o seu tempo de duração, os industrializados, através dos rótulos, indicam a data de validade, que é o período determinado para um consumo seguro, contudo a atenção para com os naturais deve ser redobrada, sinais como odor forte, cor característica, presença de bolor, são indicativos do processo de estrago.

Os alimentos não devem ser colocados de qualquer maneira na geladeira,  cada um possui sua característica que deve ser respeitada, exemplo, alguns produtos precisam estar em temperatura mais baixa, que é o caso do congelador e prateleira superior, e outros não.

Deixar os alimentos em seu devido lugar não é uma tarefa difícil, uma dica é colocar na porta da geladeira um manual de organização como o da imagem a abaixo.

Folder geladeira ppt

Dicas importantes:

  • Não deixe latas abertas, sempre coloque os produtos em recipientes com tampa;
  • Realize o descongelamento do congelador seguindo as recomendações do fabricante;
  • Verifique a temperatura do refrigerador que deverá está marcando 4,5°C ou menos e congelamento -18°C ou menos;
  • Não deixe a porta da geladeira aberta por muito tempo;
  • Os ovos não devem ficar na porta da geladeira, pois sofrem constante choque térmico favorecendo a contaminação, eles devem ser colocados  nas prateleiras intermediárias em recipiente com tampa; Também não devem ser lavados e guardados, a lavagem abre os poros da casca do ovo e favorece a entrada de agentes contaminantes.
  • Não utilize foros de plástico ou pano nas prateleiras, isso prejudica o funcionamento da geladeira pois impedem a passagem do ar frio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *