Rótulos de Alimentos | Você sabe o que está comendo?

Rótulos de Alimentos | Você sabe o que está comendo?

Nos post anterior eu coloquei uma observação devido a atenção para leitura dos rótulos dos produtos, pois bem, uma alimentação saudável não é baseada em apenas quantidade (como eu já questionei no primeiro post da coluna) a qualidade do que se come é a chave para nossa saúde, por isso saber informações sobre o que está consumindo é essencial e os rótulos que estão estampados  nas embalagens são para isso, mostrar para o consumidor o que ele vai estar adquirindo, por isso, devido a essa tamanha importância da rotulação, resolvi dar um Break com a suplementação nutricional e integrar a saga algumas informações e dicas de como interpretar os rótulos dos alimentos e orientar para algumas questões um pouco mais delicadas, vamos lá.

Os rótulos de qualquer produto, principalmente alimentos, são obrigatórios segundo legislação  da ANVISA (agência nacional de vigilância sanitária), fazer a leitura antes da compra é primordial, contudo muitas pessoas não tem esse hábito, ou, até olham mais não sabem interpretar o que está escrito. Na composição de um rótulo deve estar integrado: Lote, Informação nutricional, ingredientes, dados do fabricante e data de validade.

Qual a vantagem de se ler um rótulo?

A explicação é bem simples, lendo todas as informações de um item, principalmente as informações nutricionais e ingredientes, o consumidor tem a capacidade de comparar produtos favorecendo na escolha de algo que atenda às suas necessidades nutricionais, que seja mais saudável ou que não vá prejudicar sua saúde.

Como interpretar as informações nutricionais?

É nessa tabela que está toda informação nutricional sobre o alimento, ou, suplemento:

iogurte_natural_integralfonte: site Nestlé

Essas informações abaixo (a informação do “*”) explicam que as porcentagens colocadas na ultima coluna são baseados em uma dieta de uma pessoa que necessita de 2000 kcal por dia, esse valor é padrão para a rotulagem, é um valor médio de um adulto saudável, contudo não significa que você precise de 2000 kcal, cada indivíduo tem suas necessidades particulares e como não da para colocar valor diário de consumo de  cada pessoa de acordo com sua necessidade, foi fixado um valor médio.

%VD ??? o que é isso??

Esse símbolo significa valores diários, ou seja, cada nutriente descrito na primeira coluna tem um valor referente a sua contribuição para satisfazer as nossas necessidades de energia e de vitaminas e minerais. Porcentagem abaixo de 5% indica que o produto não é fonte daquele nutriente específico e pode ocorrer dele não suprir o organismo da quantidade que se é preciso. Mais um bom motivo para ler os rótulos, quando um profissional da nutrição prescreve uma dieta, ele tem conhecimentos das quantidades que o paciente deve estar ingerindo, como o mercado é bem variado, a missão do paciente é ler a informação nutricional do produto e ver se ele se adéqua a prescrição do nutricionista.

A imagem a seguir vai descrever os constituintes obrigatórios na tabela de informação nutricional.

rol

fonte: site NaoContoCalorias

A leitura dos ingredientes completa as informações nutricionais, é  de alta relevância o consumidor ter conhecimento da qualidade da matéria-prima utilizada na fabricação do alimento, e infelizmente na maioria das vezes o que é estampado na frente da embalagem não é realmente o que será consumido, seguimos para um exemplo claro.

rotulouva-2

 

Outro exemplo bem interessante…

info-nutricional-quinoa-2

Neste, é comum observar pessoas substituindo refrigerantes por sucos de caixinha ou em pó, achando que são saudáveis, a tabela nutricional acima revela que em um copo americano contém o equivalente a duas colheres de sopa de açúcar. Por isso ter hábito de ler o rótulo se torna vantagem, os esportistas também devem ter essa prática quanto aos suplementos, deve ser ter conhecimento afundo da procedência, se os ingredientes possuem qualidade etc.

Entretanto, não se deve criar uma neura, o que algumas pessoas tem, posso confessar que a nutri aqui de vocês tem um pouco rsrsrsrs, ler a rotulagem deve ser um modo de prevenir que se consuma um alimento de má qualidade e que não vire uma síndrome achando que tudo não presta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *