SPFW N44 | Curiosidades e Inspirações

SPFW N44 | Curiosidades e Inspirações

Oie! Tudo bem?

Como vocês sabem, do dia 27 a 31 de agosto aconteceu o SPFW N44. Passei a semana acompanhando o que estava rolando por lá e resolvi trazer um conteúdo dividido em três partes para vocês. A primeira parte é nesse post onde quero passar as curiosidades sobre as coleções e as inspirações que mais chamaram a minha atenção, o segundo post será sobre as tendências mais marcantes da temporada, e o terceiro e último post mostrarei minhas preferências!

Espero que gostem! E caso queiram ver os outros post’s, é só clicar no título abaixo.

  1. Curiosidades e Inspirações
  2. Tendências
  3. Minhas Preferências

*No decorrer da matéria, caso queria conferir todos os look’s, é só clicar nos nomes das marcas.

 

Curiosidades e Inspirações

 

Uma das coisas que mais gosto de ver na semana de moda é, qual foi a inspiração do estilista com sua equipe para chegar ao resultado apresentado. É muito legal ver a história por trás das estampas e modelagens.

Osklen

Quero começar falando da coleção da Osklen que foi inspirada na brasileira Tarsila Amaral, por uma proximidade da família da artista com a sugestão de que a marca utilizasse suas obras como inspiração para a nova coleção. E foi com o acesso privilegiado a todo o acervo, incluindo esboços de Tarsila, que a coleção começou a ser criada.

Entre os modelos desfilados, aparecem estampas em lápis ou nanquim preto, lembrando os esboços. Modelos vermelhos inspirados no famoso autorretrato “Manteau Rouge”, finalizando com peças totalmente estampadas por suas obras, como “Abaporu” e “Brasileiros”.

Amei esse encontro da moda com a arte de uma brasileira.

  • E uma curiosidade super bacana: essa coleção será lançada em Nova York no início do ano que vem, juntamente com uma exposição sobre Tarsila Amaral!
Triya

Outra marca que achei super criativa dentro do tema escolhido foi a Triya. A coleção foi inspirada em um poema de Oswald de Andrade, “Erro de Português”, e fala de um Brasil redescoberto!

Com essa temática, esteve presente na coleção corselet e espartilhos, reconstruídos com armações e lycra, construções artesanais, como tramas de palha, macrame e trecê. Apesar do tema escolhido, a coleção é super atual e possui uma grande variedade de informações podendo atingir os consumidores com pluralidade.

Vitorino Campos

A coleção de Vitorino Campos chamou minha atenção por vários motivos que caberá melhor no terceiro post dessa série. Então aqui vou falar apenas duas curiosidades que precisam entrar nessa lista!

  1. As peças já estavam à venda durante a apresentação no local (atividade que está começando a se mostrar presente nas semanas de moda, mais ainda faz parte da minoria dos desfiles)
  2. As modelagens da coleção foram disponibilizadas para download no site da Marca 😱 “Eu quero que as pessoas baixem os desenhos e interpretem da maneira que quiserem”, disse o estilista para o site oficial do SPFW.  AMEI!!
Lenny Niemeyer

Toda a criação para o desfile de Lenny Niemeyer fez meus olhinhos brilharem! Lenny estava na busca para entender a espiritualidade através da arte, e deparou-se com as artistas Emma Kunz e Hilma Af Klint do século XIX.

Quem olha a coleção sem saber dos detalhes da história dessas artistas nem imagina…

Quem me acompanha no Stories sabe o quão encantada eu fiquei com os pêndulos utilizados para “decorar” a passarela. Mal sabia eu que eles estavam ali para ajudar a contar a história. Eles representam uma técnica utilizada por essas artistas que inspiraram a coleção… pois elas usavam pêndulos para pintar. As estampas geométricas, a alta-costura, montagem das peças, rolotês, fios em lycra costurados um a um, cada detalhe representa de uma forma muito bonita os traços das artistas. Fiquei encantada!

LAB

Quem esteve presente no desfile da LAB diz que foi de arrepiar. E confesso que analisando as fotos… deve ter arrepiado mesmo!

A marca LAB foi criada pelos irmãos Emicida e Evandro Fióti. Sabendo quem são os criadores já é possível imaginar o “peso” que a marca traz!

Uma coleção reflexiva com o futuro falando da diversidade. Entre os modelos que desfilaram, estavam amigos da dupla, com características variadas, assim como o nosso país, trazendo muitas peças oversized (que vocês sabem que amo), foi um show com o foco principal no amor, música e transformação!

Gloria Coelho

A estilista Gloria Coelho veio para engajar! Chamou a atenção misturando modelos, clientes, amigas e celebs, entre elas Camila Coelho, Alinne Moraes, Isabella Fiorentino, entre outras…

Ronaldo Fraga

Desfile de Ronaldo Fraga… a curiosidade aqui fica por conta de uma ligação com o estado que moro, Santa Catarina.

Ronaldo mergulhou no universo da praia. A tempos o estilista guardava a vontade de aventurar-se nesse universo, e a oportunidade apareceu no momento em que sua marca foi licenciada por uma grife de beachwear de Santa Catarina, a Silvia Shaeffer!

Apartamento 03

A coleção da Apartamento 03 é uma “longa história”. Depois de ler a história contada por Pedro Sales sobre Lota (1910 – 1967), francesa naturalizada brasileira, paisagista, urbanista e arquiteta responsável pela criação do Aterro do Flamengo, no Rio (para conferir a história completa clique aqui), que inspirou a coleção, consegui ver a história contada nas peças… e amo quando o estilista consegue contar uma história, uma personalidade, em suas roupas…

O que acharam das curiosidades? Amo saber a história por traz das coleções, e espero que vocês tenham gostado de acompanhar comigo as histórias que achei mais interessantes!

Me acompanhe também nas redes sociais: FanpageInstagramTwitter e YouTube!!

Beeeijo da Cah!!

 

2 thoughts on “SPFW N44 | Curiosidades e Inspirações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *