Suplementos Nutricionais | Barrinha de Cereais

rp_blog-camilla-guerra-Nutrição-em-Pauta-por-lurdiane-brandao-post.png

Suplementos Nutricionais | Barrinha de Cereais

Vamos a mais um post sobre os produtos disponíveis…

Outro produto que se destaca no mercado dos suplementos são as famosas  barras nutricionais. Disponíveis em diferentes tipos, marcas, sabores e composições nutricionais, as barrinhas  já estão incorporadas definitivamente na dieta dos esportistas, por atenderem aos requisitos de opções dietéticas convenientes, saudáveis e de sabor agradável.

Basicamente existem quatro tipos de barras nutricionais, são elas:

shutterstock_24108127

1) Barras de cereais fibrosas, caracterizam-se pelo alto teor de fibras e por conter carboidratos simples (glicose) o que confere uma rápida elevação da glicemia, podem ser utilizadas também por qualquer pessoa entre as refeições. Em exercícios, o conveniente é usá-las após o mesmo, já que o alto teor em fibras pode gerar um trabalho digestivo em um momento onde a prioridade do organismo é o trabalho muscular, podendo atrapalhar, inclusive, o desempenho físico. Em média, estas barras possuem 100 kcal e 20g de carboidratos, substituindo adequadamente, em termos calóricos, um lanchinho composto por uma vitamina de frutas ou uma fatia de pão integral com requeijão light. Normalmente, o lanche da manhã é composto de uma quantidade pequena de alimentos e o da tarde de uma quantidade um pouco maior, o que permite, no segundo, a ingestão de até duas barras para um indivíduo normal com atividade moderada.

2) Barras energéticas, são compostas em grande parte por carboidratos de cadeia longa, com menos fibras e excelentes para serem utilizadas durante e após o exercício. São de fácil absorção, poupando parte do conteúdo muscular e diminuindo a fadiga. Para indivíduos que não fazem nenhuma atividade física, as barras energéticas se tornam um pouco calóricas, com 280 calorias em média. Sua ingestão é conveniente para um lanche da tarde de um indivíduo que necessite de 1.800 a 2.000kcal/dia.

3) As barras proteicas são ideais para quem pratica atividade física com intuito de ganho de massa muscular, devendo ser consumidas após o exercício para recuperação muscular. Não são indicadas para indivíduos que não fazem atividade física.

barra-de-proteina

4) As barras dietéticas e light são as mais novas no mercado; satisfazem o paladar daqueles que já aderiram ao uso de barras, com uma vantagem aos que não devem consumir calorias em excesso: possuem menos de 20g de carboidrato, isto é, menos carboidrato que uma fatia de pão. Em comparação às barras fibrosas, a baixa quantidade de gordura é um ponto positivo. Podem ser utilizadas por qualquer indivíduo, porém aqueles que praticam atividade física devem preferir as mais calóricas, com maior conteúdo nutricional. Além das barras nutricionais, o mercado dispõe do gel energético. Trata-se de um gel, encontrado nos sabores banana, pêssego, limão e morango, rico em carboidratos de rápida e média absorção, ideal para atletas e esportistas.

Atenção: Leia com atenção os rótulos dos produtos, é de extrema importância conhecer a tabela nutricional e os ingredientes utilizados, isso implicará em observações na escolha de qual barrinha se adéqua as suas necessidades. Nem todas são exatamente saudáveis, umas podem ser fontes de açúcar, conter poucas fibras, por isso é necessário ficar atento.

4 thoughts on “Suplementos Nutricionais | Barrinha de Cereais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *