Higiene e conservação dos alimentos

Quando se trata em mudar hábitos e ter uma alimentação saudável o que as pessoas mais pensam é comer menos e utilizar alimentos mais naturais, ricos em fibras etc. Contudo essa questão vai muito além disso, para se garantir a qualidade do alimento à mesa  também é necessário adotar medidas adequadas para higiene e conservação dos produtos, o que irá influenciar no paladar final e na qualidade da refeição sem contar também na saúde.

Os alimentos são fontes de energia e de nutrientes que o nosso corpo necessita para se manter vivo e com saúde, mas, eles podem se transformar em um perigo se não forem escolhidos, preparados, conservados e consumidos com  todos os cuidados necessários de higiene.

Doenças Transmitidas Por Alimentos (DTA’s)

DTA, são doenças causadas por alimentos que estão contaminados por micro-organismos ( vírus, bactérias, fungos), entretanto um alimento se torna perigoso não apenas por esse aspecto, deve se ter atenção também com os riscos químicos( venenos, produtos químicos) e também físicos (pedras, cacos de vidro, pregos), porém nesse post vamos enfatizar a questão dos contaminantes biológicos.

Os alimentos que mais se envolvem nos casos de DTA’s  são receitas que requerem muita manipulação (salpicão, empadão, salada etc), preparados de véspera e conservados fora da geladeira( feijoada, carnes, cozidos), salgados recheados e doces, maionese preparados com ovos crus.

Para evitar que os micro-organismos se espalhem e provoquem danos a saúde, medidas de higiene pessoal, com os alimentos e atenção na hora da conservação devem ser tomadas, são atividades bem simples mas que as pessoas esquecem de praticar.

Primeiramente a higiene  pessoal tem grande importância, é necessário:

Conservar unhas limpas, de preferência curtas principalmente para manipuladores de alimentos que trabalham em restaurantes e lanchonetes;

Conservar a roupa limpa;

Lavar os cabelos com frequência;

Prender os cabelos, ou se possível, usar uma touca para não cair fios nos alimentos;

Não assoar o nariz, não espirrar ou tossir sobre os alimentos;

Não preparar alimentos quando estiver com Micoses ou ferimentos nas mãos.

Não usar anéis, pulseiras durante o preparar ;

Lavar as mãos corretamente.

Para não ficar extenso, continuarei o assunto no próximo post, e a seguir vocês verão o passo-a-passo para lavagem corretamente das mãos.

maõs

Até o próximo…Bjin da Nutri

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *