Conservação dos alimentos

Nutrição-em-Pauta-por-lurdiane-brandao-camilla-guerra

Como armazenar e Conservar os alimentos

Em continuação, a melhor forma de evitar a presença e a multiplicação de micro-organismos nos alimentos é seguir corretamente todas as normas de higiene, armazenamento, esses cuidados também são essenciais para manter as propriedades nutricionais dos produtos.

Lembrando que todos os cuidados a serem tomados não são obrigatórios apenas para estabelecimentos comerciais ou restaurantes de industrias, a maior parte das doenças transmitidas por alimentos são provenientes  de contaminações no ambiente doméstico, ou seja, em casa as pessoas deixam de ter cuidado ao manipular os alimentos. Por isso a atenção na preparação e conservação de produtos no lar deve ser redobrada.

Cuidado no preparo dos alimentos

Antes de começar qualquer preparação, deve-se verificar se a cozinha está limpa e em ordem, além de seguir as recomendações anteriores de higiene pessoal. Segue os passos para manter a segurança das refeições.

  1. Utilizar sempre água filtrada ou fervida para as preparações que não precisam de cozimento, como no caso de sucos e leite em pó;
  2. Deve-se lavar as  latas com alimentos sempre antes de abrir para evitar contaminação;
  3. Muito cuidado com a contaminação cruzada: Não usar os mesmos utensílios, como facas e tábua, ainda sujos, para cortar ou preparar alimentos prontos ou já higienizados;
  4. Não utilize mãos para misturas alimentos como: salada, salpicão, maionese, feijão tropeiro entre outras;
  5. Para evita contaminação por insetos os alimentos devem estar devidamente tampados até a hora de serem servidos;
  6. Carnes devem ser descongeladas dentro da geladeira por 24 horas a 48 horas dependendo da porção. O descongelamento no micro-ondas também pode ser realizado;
  7. A comida pronta pode ficar em temperatura ambiente pelo prazo máximo de uma hora:Depois disso, colocar em vasilhas com tampa e  guardar na geladeira ou no congelador.
  8. Verduras, frutas e legumes devem ser higienizados corretamente, não se deve utilizar sabão nem detergente, utilizar se necessário uma bucha. O procedimento correto de higienização é bem simples, os alimentos devem ficar de molho por 10 minutos, ainda inteiros em uma solução com 1 colher de sopa de água sanitária ( verificar no rotulo se a marca  é recomendada para esse fim) para um litro de água. Deixe escorrer e enxague em água corrente.Passos simples de serem seguidos mais importantes, comece a pratica-los e tenha além de uma refeição nutritiva também segura, longe de contaminação, garantindo saúde.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *