DIABETES

Nutrição-em-Pauta-por-lurdiane-brandao-camilla-guerra

 

                                                    IDENTIFIQUE E PREVINA-SE

Diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento da quantidade de glicose no sangue (hiperglicemia), existindo dois tipos da doença.
Diabetes tipo 1: É provocada quando há uma destruição das células Beta pancreáticas que são responsáveis pela produção da Insulina, um hormônio responsável por levar a glicose do sangue para dentro das células para se transformada em energia.Acomete mais crianças e jovens porém pode surgir em qualquer idade.

Diabetes tipo 2: Nesse caso ocorre quando a ação da insulina produzida é dificultada, ou seja, o organismo possui uma resistência ao hormônio.

Contudo alguns fatores favorecem ao aparecimento da doença como a obesidade,estresse,uso de corticoides,falta de atividade física, alcoolismo. Apesar de ser uma doença silênciosa o corpo apresenta alguns sinais indicando o aparecimento da diabetes, os principais sintomas são:

Aumento da sede e da diurese(vontade de urinar)
Fome excessiva
Cansaço
Perda de peso
Fraqueza
Dores na pernas
Tonturas
alteração na visão.

Em casos mais graves os sintomas podem evoluir para desidratação severa, vômitos, sonolência, dificuldade respiratória e até coma. Se não tratada o Diabetes pode ocasionar outros problemas como, cegueira,problemas renais, grangrena e amputação das pernas e pés, etc.

                                                   COMO SABER SE SOU DIABÉTICO

A melhor forma de descobrir a doença é através de exames laboratoriais, os sintomas costumam aparecer muito depois, por isso um indivíduo pode ser diabético a muito tempo e não saber.Um teste simples de glicemia pode indicar, uma glicemia controlada tem valores entre 60 a 90 mg/dl de glicose sanguínea, o diabetes é diagnosticado com a glicose de jejum estiver acima de 126 mg/dl.

                                                    EVITE COMPLICAÇÕES

Para evitar o aparecimento de outras doenças é necessário fazer o tratamento corretamente comparecendo as consultas periodicamente e sempre informando alguma alteração como ferimentos que não cicatrizam, dores no peito, alterações na visão, inchaço nos pés, perda de peso.

O tratamento nutricional é de suma importância, é através dele que a quantidade de glicose no sangue pode ser controlada, o principal é evitar alimentos ricos em açúcar e consumir mais fibras, pessoas diabéticas devem fazer acompanhamento nutricional adequado, por isso é necessário procurar um nutricionista, além da prática regular de atividade física.

O melhor remédio é a prevenção,pesquisas hoje apontam um grande consumo de açúcar na população, principalmente entre os adolescentes, por isso uma reeducação alimentar é o passo inicial para se ter uma fase adulta com saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *