Etapas de um CAMPEONATO DE PATINAÇÃO ARTÍSTICA

Olá guerreiros!!

A última matéria aqui do blog foi contextualizando alguns vídeos que já publiquei no YouTube ao longo da minha carreira aqui na internet, mostrando como é um campeonato de patinação. A maioria deles aborda o evento em si, que dura alguns dias. Mas um campeonato é muito mais.

Caso queira conferir a matéria sobre "Como é um Campeonato" clique aqui.

Um campeonato de Patinação Artística é feito de muitos treinos, coreografias, figurinos, enfim, a lista é longa.

Pensando nisso criei o quadro #Quarteto no meu canal do YouTube (se ainda não conhece é só clicar aqui), para documentar etapa por etapa, em detalhes, que um ATLETA da PATINAÇÃO ARTÍSTICA passa para conseguir participar de um CAMPEONATO!

Vamos então detalhar mais ainda esse conteúdo pra deixar tudo bem explicadinho?

A primeira etapa é a escolha de um tema e montagem da coreografia. No nosso caso, a técnica escolheu o tema e chamou um coreógrafo (o qual pagamos por hora) para montar os passos dentro da música e tema escolhidos por ela.

Em alguns casos o próprio técnico ou técnica monta a coreografia. No nosso essa precisamos de alguém específico pois a categoria é internacional e precisávamos de algo muito bem “desenhado”.

A segunda etapa são os treinos. No vídeo a seguir documentei como estavam sendo nossos treinos (que não foram fáceis), mas não é assim para todos. Mas sim, muitos patinadores tem problemas para conseguir um lugar adequado para treinar com frequência.

No nosso caso, a escola de patinação até tem um galpão próprio (o que já é lucro, pois muitas academias de patinação não possuem lugar próprio e dependem de alguns horários alugados em ginásios), mas o espaço físico é pequeno o que torna a execução da coreografia completa em seu “tamanho e velocidade correta” impossível. Então passamos por uma verdadeira saga para conseguir treinar.

Paralelo a isso, precisamos cuidar para que o figurino fique pronto. É preciso criar um figurino que tenha a ver com o tema, comprar tecido e cristais, geralmente é preciso encontrar uma costureira que saiba fazer um collant de patinação (no nosso caso a Chris, minha mãe, fez. Mas não, ela não é costureira, mas expliquei o porque dela fazer collants nesse vídeo aqui), ir à provas… enfim… leva um tempo, e geralmente ainda estamos colando cristais no collant durante o campeonato. Mostrei o processo nesse vídeo:

O próximo vídeo da série foi explicando como iria funcionar a programação desse campeonato em específico. Já estava para pegar estrada, e fiz uma live para contar onde seria, se é gratuito assistir ou não, quando reconheceríamos pista, quando competiríamos. Trouxe vocês para “dentro da minha correria” ao vivo!

É chegado então o campeonato. A primeira coisa é o reconhecimento de pista. Expliquei o que é, para que serve, e mostrei cenas bem como relatei se estava nervosa ou não, problemas com a pista e rodinhas (“dramas” que um patinador as vezes enfrenta), tudo documentado “a flor da pele”.

Em seguida o tão esperado momento, a competição! Esse vídeo é sincerão, mostrando a logística, nervosismo, imprevisto, e tudo o que pode acontecer nesse dia.

E são essas as etapas! Gostaram?

Para finalizar, também fiz um vídeo explicando sobre como os juízes julgaram especificamente nossa categoria: Quarteto Senior Internacional!

Nesse vídeo também revelei a resposta de uma pergunta feita no vídeo que vou mostrar a seguir.

Após apresentarmos a coreografia várias vezes, pude mostra-la!! Fiz um vídeo reagindo e depois deixei a coreografia rolar! Espero que gostem…

Esses vídeos formam a realidade das competições, mas a série também teve mais dois vídeos. Um apresentando as integrantes do quarteto, onde para apresenta-las fizemos um brincadeira, “Quem é mais provável”, também lançamos um desafio: criamos um coreografia simples de brincadeira para inspirar.

(também mostramos um trechinho de treinos que as vezes precisam ser feitos sem patins)

Por último, esse vídeo não faz parte da série, mas para os curiosos, o quarteto acabou virando grupo. É um pouco complicado de explicar como e porque, e por isso fiz um vídeo explicando e mostrando trechos da coreografia sendo adaptada para 8 pessoas ao invés de 4. É só clicar aqui para assistir!

Ainda falta um vídeo com os valores, pois sim, campeonato possui MUITOS gastos, e não, não ganhamos dinheiro competindo.

Assim que possível atualizo essa matéria com essa informação, mas para quem quiser ter uma ideia de quanto ficam os gastos em um campeonato, já tem um vídeo antiguinho do canal que passa essa noção. É só clicar aqui.

O que acharam desse post? Me conta aí nos comentários. Se tiver alguma dúvida também pode comentar que adorar responder!

Não deixe de me acompanhar nas redes sociais, principalmente no Instagram!!

Beijo da Cah!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *