Anemia

Nutrição-em-Pauta-por-lurdiane-brandao-camilla-guerra

A deficiência de ferro no organismo é uma das principais carências de nutrientes que acomete a população em escala mundial,os principais afetados são as crianças, gestantes e mulheres em idade fértil. O ferro é um nutriente importante, ele é responsável pelo transporte de oxigênio no organismo, esta envolvido na formação das células vermelhas que compõe o sangue, no desenvolvimento cognitivo das crianças e também esta presente atuando no sistema imunológico.

O sangue é composto por plasma e células, as principais são os glóbulos vermelhos,também chamados de hemácias ou eritrócitos. Nessas células esta presente uma proteína chamada de hemoglobina que combinada com o ferro acopla o Oxigênio que é transportado pelo corpo, quando se tem uma baixa disponibilidade de ferro a produção das hemácias fica prejudicada reduzindo sua porcentagem na corrente sanguínea levando a uma série de sintomas, e a anemia.A anemia é uma doença séria e deve ser tratada corretamente.

SINTOMAS

#Cansaço
#Falta de ar
#fadiga
#dor no peito
#Palpitações
#Tonturas
#sonolência
#Palidez Cutânea

DIAGNÓSTICO

Além de um exame físico a anemia pode ser diagnosticada através de exames sanguíneo, valores de hemoglobina e hematócrito são os principais para identificar a doença.

TRATAMENTO

O tratamento da anemia deve ser feita através suplementação de ferro e mudança nos hábitos alimentares.

ALIMENTOS NO COMBATE A ANEMIA

#fOLHAS VERDES ESCURAS como agrião, couve, espinafre,brócolis entre outras;
#CARNES VERMELHAS E VíSCERAS como fígado bovino;
#LEGUMINOSAS como lentilha, grão de bico, feijão;
#CASTANHA DE CAJÚ;
#SEMENTES DE GERGELIM E ABÓBORA.

Se alguns dos sintomas acima for identificado é necessário procurar um médico o mais rápido possível, anemia é uma doença séria e pode dificultar a realização das atividades diárias, o aprendizado entre outras consequências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *