Importância da proteína no nosso corpo

Nutrição-em-Pauta-por-lurdiane-brandao-camilla-guerra

As proteínas  fazem parte de todas as estruturas existentes no nosso corpo, desde um fio de cabelo até a ultima unha do pé, além dos músculos, sistema nervoso e algumas ainda atuam na defesa do organismo. São consideradas nutrientes construtores e reconstrutores, a atuação das proteínas no corpo se deve aos aminoácidos pequenas partículas que fazem parte da estrutura, como nosso organismo não consegue produzir alguns aminoácidos que são chamados de essenciais, eles devem ser providos da alimentação e possuem muita importância para manutenção da saúde do nosso corpo. 

Entre os atletas o BCAA,complexo formado por três aminoácidos essenciais, Leucina, isoleucina e Valina, é muito consumido em forma de suplemento pela sua função de construir massa muscular, mas isoladamente esses aminoácidos possuem outras funções.  A  ISOLEUCINA tem sua importância para um bom funcionamento do sistema imunológico, enquanto a LEUCINA tem ligação direta com a perda ou ganho de peso.Também no grupo dos essenciais o triptofano é conhecido por ser o aminoácido da felicidade já que ele é o precursor da serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar e prazer emitidos pelo cérebro. 

As proteínas são divididas em dois grupos segundo suas fontes: proteínas de origem animal e vegetal. As de origem animal são encontradas em carnas, ovos e produtos lácteos como o leite e seus derivados. Os alimentos de origem vegetal se destacam o grão de bico, a ervilha, soja entre outros.

 

 

6-alimentos-ricos-em-proteína-que-não-podem-faltar-na-sua-dieta-02

 

Alguns legumes e verduras também são fontes de aminoácidos essenciais, a tabela a seguir mostra alguns alimentos com sua porcentagem de proteinas.

 

proteinas-vegetais

Cada indivíduo tem seus valores de ingestão proteica diária, é necessário se ter atenção com dietas hiperproteicas, quando a proteína é metabolizada sobram substâncias que são excretadas pelos rins, como o ácido úrico, que em excesso pode ocasionar o problema de Gota. É necessário ter uma alimentação bem equilibrada e aos praticantes de atividade física um acompanhamento com nutricionista.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *